terça-feira, 7 de maio de 2013

JEFF HANNEMAN: UM POUCO TARDE, MAS FICA AQUI REGISTRADA A HOMENAGEM A ESSE GRANDE ÍDOLO, GUITARRISTA E ÍCONE DO THRASH METAL MUNDIAL, JEFF HANNEMAN





Jeffrey John Hanneman (Oakland, 31 de janeiro de 1964 - 2 de maio de 2013), foi um músico estadunidense. Ele foi um dos guitarristas da banda de thrash metal, Slayer. Quando conheceu o também guitarrista Kerry King, criaram o Slayer.





Durante uma turnê, Hanneman carregava seis guitarras devido a diferentes afinações que eram requeridas. Nos primeiros álbuns como "Haunting the Chapel" - "Divine Intervention", usava afinação em Mi bemol, enquanto nos álbuns posteriores, tais como "Diabolus in Musica" - Christ Illusion, usava afinações alternativas. O primeiro álbum, Show No Mercy, foi gravado usando afinação comum, enquanto que nas performances ao vivo das canções respectivas eram tocadas em Mi bemol, desde cerca de 1984. Guitarras extras eram levadas no caso das originais sofrerem algum dano.


GUITARRAS

Jeff Hanneman's 3 x 6 stack of Marshall ModeFour guitar cabinets on stage at the Tuska Open Air Metal Festival em 2008.
ESP Jeff Hanneman Signature model.3
Jackson Custom Shop Soloist with 2 EMG Pickups
EMG 81/85 Pick-ups with EMG SPC Mid-Boost circuit
Kahler bridges
D'Addario .009-.042 Strings

Efeitos
Shure Wireless System
Dunlop Crybaby From Hell Wah-Wah Pedal
Eventide H3000S Harmonizer
MXR Super Comp
MXR Smart Gate
MXR 10 band EQ
Monster cable
Amplificadores
Marshall JCM-800 amplifiers,
Marshall ModeFour Speaker Cabinets (Either 280 or 400 Watt Models)


VÍDEO: SLAYER - RAINING BLOOD








DOENÇA E MORTE

No início de 2011, Hanneman contraiu uma fasciite necrosante, após ser picado por uma aranha. A doença, que é uma rara infecção no tecido subcutâneo, quase o levou à morte e fez com que perdesse parte do músculo do braço. Desde então, ele se afastou de alguns shows da banda para que pudesse se recuperar. Em 2012, o colega de banda Tom Araya tinha anunciado a sua recuperação da doença, porém depois, em fevereiro de 2013, Hanneman demonstrou problemas de saúde contínuos que o impedia de trabalhar no Slayer. Hanneman morreu em 02 de maio de 2013 perto de sua casa em Island Empire, Califórnia. Ele estava em um hospital local e sofreu insuficiência hepática. Não se sabe se a doença de pele, estava ligado à sua insuficiência hepática.Hanneman morreu aos 49 anos.

SLAYER

O grupo, nascido em 1981 em Huntington Beach, na região de Los Angeles, conta com dois Grammys na categoria de melhor actuação metal (Eyes of the Insane, de 2007, e Final Six, de 2008) e o álbum mais reconhecido pela crítica – e aquele que levou o grupo pela primeira vez aos tops de vendas norte-americanos, produzido por Rick Rubin - é o seu terceiro trabalho de estúdio, Reign in Blood (1986).

Contam com dez álbuns de originais, sendo o mais recente de 2009, World Painted Blood, e dois discos ao vivo, além de outros trabalhos em vídeo/DVD, de covers, EPs e participações em bandas sonoras de filmes como Menos que Zero (baseado no romance homónimo de Bret Easton Ellis) ou de videojogos.

Uma das polémicas em que os Slayer estiveram envolvidos deveu-se à letra de Angel of Death, da autoria de Hanneman, em que o autor reflectia as atrocidades cometidas por Josef Mengele, o médico nazi que conduzia experiências sobre os prisioneiros do campo de concentração de Auschwitz. O guitarrista negou as associações a movimentos neo-nazis que a música gerou, reiterando sempre que nada tinha a ver com movimentos de extrema-direita.

A formação actual dos Slayer conta com o vocalista e baixista Tom Araya, com o guitarrista Kerry King e com o baterista Dave Lombardo - que foi afastado da digressão australiana do grupo em Fevereiro deste ano por divergências quanto ao modelo de negócio da banda. O grupo tem vários concertos agendados e por vezes toca ao vivo com outros músicos, como Gary Holt ou Jon Dette. Nas redes sociais, em especial no Twitter, as reacções à morte de Hanneman está a ser lamentada por vários músicos.

Os Slayer actuaram em Portugal diversas vezes, com passagens pelo Pavilhão Dramático de Cascais (entretanto demolido) em 1994 e 1998, datando os concertos mais recentes do grupo de 2008, no festival Super Rock, em Lisboa, e em 2011, com os Megadeth, no Pavilhão Atlântico.



DISCOGRAFIA
1983 - Show No Mercy
1984 - Haunting the Chapel
1985 - Hell Awaits
1986 - Reign in Blood
1988 - South of Heaven
1990 - Seasons in the Abyss
1994 - Divine Intervention
1996 - Undisputed Attitude
1998 - Diabolus in Musica
2001 - God Hates Us All
2006 - Christ Illusion
2009 - World Painted Blood




FONTE: WIKIPEDIA



Morre Jeff Hanneman, guitarrista do Slayer, aos 49 ano:

Ele teve insuficiência hepática na manhã desta quinta (2/5/2013), na Califórnia.
Banda de metal tem show marcado dia 22 de setembro no Rock in Rio.

O guitarrista do Slayer, Jeff Hanneman, morreu nesta quinta-feira (2), nos EUA, informou a banda em sua página oficial no Facebook.

"O Slayer está devastado ao informar que o companheiro de banda e irmão, Jeff Hanneman, morreu por volta de 11h desta manhã próximo à sua casa, no sul da Califórnia. Hanneman estava em um hospital da região quando sofreu insuficiência hepática. Ele deixa a esposa Kathy, a irmã Kathy e os irmãos Michael e Larry, e sua falta será profundamente sentida. Irmão Jeff Hanneman, descanse em paz (1964 - 2013)", diz a mensagem no perfil da banda.

 Jeff, que tinha 49 anos, foi um dos fundadores da banda de thrash metal em 1981 e foi coautor de algumas de suas músicas mais conhecidas, como "Angel of death" e "Raining blood", do disco "Reign in blood", de 1986.

O Slayer tem show marcado no dia 22 de setembro no Rock in Rio. A banda também foi anunciada para tocar junto com o Iron Maiden em São Paulo, no dia 20, e em Curitiba, no dia 24 do mesmo mês. Em 2011, Hanneman foi picado por uma aranha e sofreu uma infecção chamada fasciite necrosante, com complicações de saúde que o fizeram sair da turnê da banda em 2012. O grupo não informou se a morte foi causada pelas complicações após a picada.

De acordo com um anúncio feito no site oficial do grupo em maio de 2012, Hanneman quase morreu por conta de uma infecção chamada fasciite necrosante, que foi causada pela picada, e médicos chegaram a discutir a possibilidade de amputar seu braço. "Ele ficou em coma induzido por alguns dias e teve que passar por diversas operações para remover o tecido morto de seu braço. Entendam que ele estava em um estado muito, muito ruim", afirmou o comunicado de 2012.


FOTOS;







Nenhum comentário:

Postar um comentário