sexta-feira, 8 de março de 2013

ROCK BRASIL: BARÃO VERMELHO

Barão Vermelho é uma banda de rock brasileiro fundada em 1981, na cidade do Rio de Janeiro, Brasil. Juntamente com Legião Urbana, Paralamas do Sucesso e os Titãs é considerada uma das quatro bandas brasileiras mais influentes fundadas na década de 80.

História

O Começo
Após assistirem um show da banda Queen no Morumbi, em São Paulo, surgiu o desejo em Guto Goffi (Flávio Augusto Goffi Marquesini), bateria, e Maurício Barros (Maurício Carvalho de Barros), teclado, de 19 e 17 anos de idade, em formar uma banda de rock. Em outubro de 1981 , os dois estudantes do Colégio da Imaculada Conceição, no Rio de Janeiro, chegaram a um nome para o sonho: Guto sugeriu e Maurício concordou que o aviador alemão Manfred von Richthofen, principal inimigo dos Aliados na Primeira Guerra, batizasse o grupo com seu codinome: Barão Vermelho. Dias depois, a dupla se uniu a Dé (André Palmeira Cunha), baixo, e Frejat (Roberto Frejat), guitarra. Os ensaios ocorriam sempre na casa dos pais de Maurício e, como a banda ainda não tinha vocalista, através de umaamiga de escola, Guto conseguiu contato com um vocalista chamado Léo Guanabara (que veio a ser conhecido como Léo Jaime ), mas uma incompatibilidade devido ao timbre da voz de Léo Jaime ser suave demais para o rock do Barão, fez com que ele não fosse aprovado pela banda. Léo não se aborreceu com isso, pois já integrava três bandas (entre elas João Penca e Seus Miquinhos Amestrados ), indicando Cazuza (Agenor de Miranda Araújo Neto). O Barão Vermelho então estava completo.
Barão Vermelho e Barão Vermelho 2.

Formação Atual
Roberto Frejat — Guitarra (desde 1981) e vocal (desde 1985)
Guto Goffi — Bateria (desde 1981)
Fernando Magalhães — guitarra (desde 1989)
Peninha — Percussão (desde 1989)
Rodrigo Santos — Baixo (desde 1992)
Maurício Barros — Teclado (1981-1987) *Participação Especial nos discos e turnês do Barão Vermelho desde 1991


Ex-integrantes
Cazuza — vocal (Nos discos Barão Vermelho, Barão Vermelho 2, Maior Abandonado e Ao Vivo no Rock in Rio I [1981-1985]) 

Dé — Baixo (Nos discos Barão Vermelho,Barão Vermelho 2, Maior Abandonado, Ao Vivo no Rock in Rio I, Declare Guerra, Rock'n Geral, Carnaval e Barão Ao Vivo [1981-1989]) 
Dadi Carvalho — Baixo (No Disco Na Calada da Noite [1990]) 
Sérgio Serra — Guitarra (Participação no início da banda (1982])

Bibliografia
Barão Vermelho - Por
que a Gente É Assim ,
de Guto Goffi, Ezequiel
Neves e Rodrigo Pinto,
Editora Globo, 2007

Nenhum comentário:

Postar um comentário